Bahia

Região de Barreiras tem mais de 240 focos de incêndio, segundo Prevfogo

Baixa umidade e falta de chuva são apontadas com causas por brigadistas

NULL
NULL

Mais de 240 focos de incêndio florestal foram acumulados em Barreiras, município oeste da Bahia, distante cerca de 873 quilômetros de Salvador, nesta terça-feira (20), segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que integra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A falta de chuva e a baixa umidade são apontadas como fatores para disseminação do fogo. “A gente está em condições climáticas com cerca de 11% de umidade na região. Ibotirama [cidade próxima], por exemplo, registou isso.  A temperatura está entre 38º C e 40ºC. Isso se torna, na verdade, um barril de pólvora", detalha o Coordenador do Prevfogo na Bahia, Denilson Oliveira.

Funcionário de uma fazenda da região, Juraci Vieira conta que há dois dias tenta conter as chamas que atingiram o pasto. “80% da fazenda queimou. Ontem [segunda], eu estava com 20 homens aqui, com trator-pipa, e não consegui apagar”, conta.

Os trabalhos do Prevfogo ocorrem em três cidades. Além de Barreiras,  Santa Rita de Cássia e Serra do Ramalho. Em todas elas, a maior dificuldade é chegar ao local do incêndio. Os brigadistas contam que o acesso é complicado, perigoso e exige bom condicionamento físico. “A gente tem que dar um jeito de chegar. O pessoal é bem treinado. A gente tem andado até 14 quilômetros para chegar no incêndio”, detalha Gilmar dos Santos, chefe da brigada local.

Foto: Reprodução/TV Bahia