Justiça

Salvador receberá testes rápidos de Covid-19 nas ruas; esquema será semelhante ao de blitz

Se nesse primeiro teste o resultado for positivo, o paciente será orientado a fazer uma contraprova no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen)

NULL
NULL

 

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em

 

Testes rápidos para identificar casos do novo coronavírus serão feitos nas ruas de Salvador, a partir da próxima segunda-feira (6/4). A informação foi divulgada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (1/4), durante entrevista coletiva no Palácio Thomé de Souza. 

Serão 100 mil exemplares, ao todo, realizados com motoristas nas ruas da capital baiana, em esquema similar aos das blitz da Lei Seca, e conduzidos por profissionais de saúde, que vão fazer medição da temperatura dos passageiros. No caso de ser indicado febre no paciente, o profissional vai adotar um procedimento que facilita na identidicação da doença e é significativamente confiável. 

“Os testes já foram adquiridos e, se chegarem neste final de semana, a partir de segunda já começamos a realizar em larga escala. Será medida a temperatura e, logo em seguida, aplicado o teste. O motorista dá o número de celular e o resultado chega por SMS”, explicou Neto.

Se nesse primeiro teste o resultado for positivo, o paciente será orientado a fazer uma contraprova no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) e o resultado é divulgado em até dois dias, via mensagem de texto.

 

Secom//Prefeitura//Figuueiredo