De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil (Codesal), a previsão para as próximas horas é de chuvas moderadas a fortes. O órgão alerta que há riscos de deslizamento de terra, devido aos acumulados de água. Qualquer situação de emergência pode ser informada através do 199, o disque emergência da Defesa Civil que funciona em plantão 24 horas.
Até as 14h30 de ontem, terça-feira (24) a Codesal recebeu 88 solicitações. Foram dois alagamentos de imóvel, 17 ameaças de desabamento, 14 ameaças de deslizamento, quatro árvores ameaçando cair, sete árvores caídas, dez avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 22 deslizamentos de terra, um incêndio, duas infiltrações e três orientações técnicas.
Para esta quarta e quinta-feira (25 e 26), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. O órgão assinala que o mau tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra. "O atendimento continua normal na Codesal, órgão que integra a categoria de serviços fundamentais do município. Apenas pedimos a todos que fiquem em suas casas e evitem aglomerações, única forma de conter a pandemia de coronavírus", afirma o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.
Atenção – O mau tempo deixa o mar agitado, com fortes ventos na Baía de Todos-os-Santos, o que torna a navegação não recomendável. A equipe da Codesal se mantém alerta e em esquema de plantão para atender qualquer chamado, a fim de garantir a segurança civil da população e evitar riscos aos moradores.
Secom PMS // Itatiaia Fernandes