Saúde

Testes rápidos detectam 10 casos de HIV no carnaval de Salvador

Exames foram realizados no sábado de folia, nos dois principais circuitos da festa.

NULL
NULL

 

Testes foram realizados no sábado de carnaval, em Salvador — Foto: Mauro Akin Nassor/Secom

 

Testes rápidos realizados no sábado (22) de carnaval de Salvador, nos dois principais circuitos da folia, detectaram 10 casos de HIV positivo. A informação foi divulgada pela prefeitura da capital baiana, neste domingo (23).

De acordo com a administração municipal, pouco mais de 1,4 mil testes rápidos para detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST) foram realizados nos dois postos do projeto "Fique Sabendo".

Além dos testes positivos de HIV, os exames detectaram 42 casos de sífilis e um de hepatite C.

O serviço está disponível até a terça-feira (25), das 9h às 21h, no Largo da Piedade (Circuito Osmar), e das 10h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô).

Ainda segundo a prefeitura de Salvador, a procura pelo serviço teve uma leve redução de 4% em relação ao primeiro dia da folia de 2019, quando 379 pessoas fizeram os testes contra 361 atendidas esse ano.

Deste total, 230 homens buscaram os testes, enquanto as mulheres somaram 131. Os pacientes reagentes para sífilis iniciam o tratamento no próprio circuito da folia. Os demais com sorologia positiva são encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.

 

G1/// Figueiredo