O governador Rui Costa (PT) ressaltou que a operação para o Carnaval 2020 contará com o efetivo maior de policiais e mais investimentos em tecnologia. Este ano 27 mil policiais atuarão na folia baiana.
“Esse ano estamos com o número ainda maior de policias militares e bombeiros, aumentamos o uso da tecnologia, com drones, helicópteros, portais, câmeras de reconhecimento facial e placa, então o uso da tecnologia cresce para que a gente tenha como resultado números ainda melhores do que obtivemos ano passado”, disse, nesta segunda-feira (17), no hotel Fiesta, durante apresentação do balanço.
O chefe do Executivo estadual também pontuou que houve uma mudança na estratégia para atuação dos policiais. “Muitas vezes você tem a multidão brincando e o policial vê excesso na brincadeira, mas se o pelotão entra vai precisar usar energia igual ou superior aquela meia dúzia de folião que está brincando então acaba trazendo intranquilidade. É melhor que observe a distância, nossa orientação é que seja feita o olhar a distância e não entre no meio dos foliões”.
Ainda segundo Rui, a redução de blocos privados com cordas diminuiu a quantidade de ocorrências, com brigas e confusões. “O maior número de ocorrência era por conta do contato com a corda […] provoca um empurra, empurra permanente. Muitas pessoas passavam a reagir […]”
BNwes/// Figueiredo