Bahia

Aulas de bicicross levam emoção e adrenalina à pista que funciona na Praia do Corsário, em Salvador

Os interessados devem se dirigir ao local das aulas (Praia do Corsário) às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, e às quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h

NULL
NULL

De terça a sexta-feira, uma animada e determinada turminha formada por meninos e meninas de 5 a 17 anos ocupa a Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário, orla de Salvador, onde vivem toda a adrenalina e emoção proporcionadas pela prática da modalidade esportiva de bicicross. Eles são alunos do Projeto Pedal que, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, é executado pela Associação Bicicross de Salvador (ABS). Já são mais de 200 jovens atendidos e ainda há vagas disponíveis.

 

Os interessados devem se dirigir ao local das aulas (Praia do Corsário) às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, e às quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, munidos de comprovantes de matrícula na rede de ensino, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade, atestado médico original, além do CPF do adulto responsável. Informações também podem ser obtidas pelo número 99914 2409. Além da faixa etária estabelecida e estar matriculado na rede de ensino, o aluno também precisa saber pedalar.

 

Os amigos e vizinhos Eric Gustavo e Robert Reis, 17 e 16 anos, respectivamente,  moradores do bairro de Sussuarana, participam do projeto há um mês. “Estamos achando muito legal e aprendendo. A gente andava apenas de bike, mas não conhecia nada de bicicross. Começamos a praticar aqui no projeto, é muito legal e já aprendemos bastante”, garante os amigos.

 

Também na tarde desta quinta, os irmãos Macdiel dos Santos e Adriel dos Santos, de 15 e 12 anos, estavam na Pista do Corsário pela primeira vez para fazer uma aula experimental de bicicross. Já de capacete, luvas e demais equipamentos de segurança, eles ouviam atentos as primeiras orientações do professor sobre a nova modalidade esportiva que começaram hoje a aprender.

 

Até entrar na pista de bicicross, o único esporte praticado pelos irmãos era o baba da rua onde moram, em Itapuã. “Gostamos de andar de bicicleta e estamos animados em participar deste projeto”, disse Adriel.

 

Diretor da Sudesb, Vicente Neto foi ver de perto a aula do Projeto Pedal nesta quinta. “É muito bom e gratificante ver a empolgação dessa garotada. Este é mais um projeto de inclusão social apoiado pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb. Entendemos que esta é uma importante política pública que pode abrir novas e promissoras perspectivas para os jovens do nosso estado”, afirmou o gestor do esporte.

 

Promessa baiana – O atleta Mardevacson Fonseca, mais conhecido como Marde, 16 anos, também estava na pista nesta tarde de quinta-feira.  O jovem, que até o final deste ano morava na zona rural do município de Seabra, está de mudança para Salvador com o propósito de incrementar sua carreira profissional.

 

O potencial de Marde está demonstrado nas conquistas já alcançadas: vice-campeão brasileiro em 2019, o jovem foi campeão brasileiro em 2013, quando tinha apenas 13 anos.

 

Marde treina há um mês na pista Tertuliano Torres. Ele se prepara para o calendário de provas nacionais e internacionais de 2020. O primeiro desafio é a Copa Internacional de BMX que acontece dias 22 e 23 de fevereiro, em  Santiago Del Estero, na Argentina. Em abril, o atleta também pretende disputar o Campeonato Mundial da Modalidade, em Lima Peru.

Ascom Sudesb // Itatiaia Fernandes