Uma imagem de urubus sendo depenados começou a circular na internet no último final de semana, e trata-se de feirantes do estado de Amazonas, na cidade de Manaus, que estão vendendo a carne dessa ave como galinha caipira.
A denúncia ainda diz que o comercio dessa carne está sendo feito pela rua, por carros que passam pelos bairros da capital amazonense anunciando uma suposta promoção “galinha caipira R$ 5 o quilo”. As fotos divulgadas mostram o corpo das aves totalmente depenados e a cabeça inteira ao lado. Ainda de acordo com a denúncia, a captura dos animais está sendo feita através de anzóis com isca presos a uma linha de pesca.
O consumo da carne de urubu não é recomendado por médicos, já que a ave é uma necrófaga (alimenta-se de animais mortos e em estado de decomposição), e possui bactérias que podem causar infecção alimentar e entre outros problemas à saúde humana.
Os urubus são aves que não caçam, pois suas garras não possuem eficácia para matar outro animal, e por isso, se alimentam de bichos já mortos. Seu sistema imunológico e seu potente suco gástrico são os responsáveis por neutralizar as impurezas presentes nas carnes podres.
Varela Notícias // IF