Polícia

Festas são canceladas na Chapada Diamantina após ameaças de traficantes ligados a Zé de Lessa

Show de Anna Catarina seria realizado em Iraquara; também não vão mais ocorrer as festas Pedim Paredão, a Chopada da Barra e mais

NULL
NULL

 

Festas são canceladas na Chapada após ameaças de traficantes ligados a Zé de Lessa

 

Ao menos oito festas que ocorreriam entre esta sexta-feira (6) e sábado (7) em cidades da Chapada Diamantina foram canceladas após ameaças de traficantes ligados à facção Bonde do Maluco (BDM). O líder José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, foi morto na quarta-feira (04) em confronto com a polícia do Mato Grosso do Sul.

As ameaças são para que as festas não sejam realizadas em respeito ao enterro do “Velhinho”, que, segundo a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, ocorreria em Dourados, cidade onde reside a ‘Índia’, que há um ano vivia com Zé de Lessa e onde ele foi morto numa troca de tiros junto com mais três comparsas ainda não identificados.

Áudios enviados por grupos de WhatsApp mostram comunicações entre traficantes de outra cidade enviando mensagens para comparsas que atuam na Chapada Diamantina.

“Salve, família. Seabra, Chapada Diamantina e região. Passa uma visão aí que nós só quer enterrar nosso coroa cangaceiro em paz, pra não haver festa aí e nem em canto nenhum, senão o carro preto vai passar passando, tamo de luto, é daquele jeito. Se rolar festa, nós vai botar pânico na cidade como vocês nunca viu”, diz um dos áudios.

Um dos cancelamentos confirmados, “por precaução”, foi o do show de Anna Catarina que seria realizado em Iraquara. 

 

Show de Anna Catarina foi cancelado

Show de Ana Catarina foi cancelado

Dentre as festas canceladas, estão ainda as de Pedim Paredão, com as cantoras Hanna Clara e Letícia Ângela, que seria em Iraquara; a Chopada da Barra; o ensaio do Seabra Ligth e o Festival Regional do Café.

“Nunca tivemos uma festa cancelada, nem qualquer outro problema, mas ninguém é doido de ouvir uma ameaça dessa e ficar parado”, comentou uma mulher que faz parte da organização de uma das festas e não quis ter seu nome divulgado. “Todo mundo cancelou as festas por causa dos traficantes”.

E na sequência dos áudios, o integrante da facção dia que “a covardia que fizeram com o veinho não vai ficar de graça não, vai ter uma cobrança doida”.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) diz desconhecer o cancelamento das festas e que não recebeu pedido dos organizações das festas para averiguar o caso.

Líder do BDM foi morto na última quarta
Centenas de homicídios e tentativas do mesmo crime, extorsão mediante sequestro, roubos a bancos, carros-fortes e transportadora de valores, tráfico de drogas, armas e munições, associação ao tráfico, falsidade ideológica e corrupção de menores.

Por esses crimes e pela violência que empregava à frente da facção Bonde do Maluco (BDM), cuja base é em Salvador e Região Metropolitana, com ramificações no interior do estado, o baiano José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, era considerado pelas autoridades públicas como o maior criminoso em atuação na Bahia.

 

Correio// Figueiredo