Bahia

Dia da Consciência Negra tem cortejo e lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares no Pelourinho

Monumento de homenagem a líder quilombola fica na Praça da Sé

NULL
NULL

A 11º Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, que fica na Praça da Sé, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), como parte das homenagens pelo Dia da Consciência Negra.

Antes da lavagem, que já é tradição, membros de entidades dos movimentos negros e sociais da capital baiana se reuniram na sede da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em cortejo até a Praça da Sé.

Neste ano, a lavagem teve como tema "Em defesa da vida da população negra: Contra a política de morte do governo Bolsonaro". Depois da lavagem, os grupo musicais femininos Banda Didá e ABC do Samba comandaram a festa. Grupos de capoeiristas também se apresentaram no local.

Recentemente, a estátua de Zumbi recebeu uma nova lança de cobre, após parte do objeto ter sido furtada no final do ano passado. Assim como a lança, a estátua de Zumbi é feita de bronze.

O monumento de Zumbi, representante da resistência negra contra a escravidão no Brasil, é assinado pela artista plástica Márcia Magno e foi inaugurado há 11 anos.

Informações: G1 Bahia // IF