Justiça

Justiça autoriza funcionamento do comércio aos feriados, já a partir desta sexta

Abertura das lojas (incluindo nos shoppings) agora independe de assinatura de convenção coletiva

NULL
NULL

Resultado de imagem para fotos do shopping salvador

 

As lojas do comércio de Salvador vão voltar a funcionar normalmente aos feriados. A abertura do comércio estava proibida desde o primeiro semestre de 2018, devido à falta de convenção coletiva. No último feriado, em 12 de outubro, quando se celebrou o Dia das Crianças, os shoppings tiveram prejuízo superior a R$ 10 milhões.

O novo entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), por meio do desembargador Marcos Oliveira Gurgel, foi baseado pela Medida Provisória n. 905/2019, publicada pelo presidente Jair Bolsonaro na edição de terça-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU), permitindo o trabalho nos feriados sem a obrigação de convenção coletiva da categoria.

Lojistas e comerciários estão há mais de um ano sem assinar convenção coletiva. A última atualização sobre o impasse ocorreu em discussão sobre o feriado do Dia de Finados (2 de novembro).

Ao bahia.ba, o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, informou que o Sindicato dos Comerciários não haviam aceitado a proposta dos patrões, mas prometeram apresentar uma contraproposta, o que não teria ocorrido.

Em viagem a Nova York, ele comentou sobre a decisão desta quinta (14). “O comércio tem segurança na Justiça para funcionar gerando emprego e renda”.

Coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio também comemorou a decisão do TRT5. “Agora significa que a gente pode funcionar, respeitando a lei, como pretendemos. Não há mais liminar que impeça as lojas de abrirem. Tudo na normalidade”, afirmou.

 

Bahia/ba///// Figueiredo