O jornalista Alex Barbosa, da afiliada da TV Globo no Mato Grosso, foi preso na noite desta segunda-feira, 12, durante a produção de uma reportagem para o Jornal Nacional que simulava o transporte de drogas pela fronteira entre a Bolívia e o Brasil. Ele foi detido juntamente com dois funcionários da TV Centro América e um motorista boliviano, com 240 quilos de pó de gesso, que simulava cocaína.
Em depoimento à Polícia Federal, os profissionais informaram que o objetivo da reportagem era mostrar a fragilidade do combate às drogas na fronteira. Mas o grupo foi detido por policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Polícia Militar (PM) do Mato Grosso que combate o tráfico.
A equipe estava dividida em dois veículos, modelos Gol e Parati, e foram abordados quando trafegavam pela BR-070. Eles foram conduzidos para a delegacia da PF no município de Cáceres, onde foram ouvidos.
Agentes da PF constataram que o material transportado não era cocaína, mas o material ainda será analisado pelo Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Cuiabá.
Segundo informações divulgadas pelo colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, a equipe de produção teria informado previamente o Ministério Público Federal sobre a reportagem. Por isso, alguns sites da região suspeitam que a polícia tenha sido avisada.
Foto: Reprodução/A tarde