A Prefeitura de Cairu informou nesta quarta-feira (23) que todas as praias do município, incluindo Morro de São Paulo e Boipeba, estão liberadas para os banhistas. A região amanheceu sem registros de chegada de óleo nesta quarta-feira (23).
Praias do município de Cairu foram atingidas por óleo que se espalha pelo litoral do nordeste brasileiro. Equipes da prefeitura realizaram a limpeza completa das áreas e a retirada de 1,5 tonelada do material até o final da manhã de terça-feira (22).
A Primeira, Segunda, e Quarta Praia, todas no lado oceânico do Morro de São Paulo, permanecem limpas e liberadas. O mesmo registro em relação às Praia de Tassimirim e Coeira, em Boipeba.
De acordo com a nota enviada pela prefeitura, as piscinas naturais também estão livres e sem registro de óleo até o momento. A Terceira Praia, onde uma pequena quantidade de material foi identificado, também está liberada e limpa. As equipes de técnicos e voluntários realizaram a remoção dos resíduos que atingiram a Quinta Praia e Garapuá, na terça-feira.
A gestão municipal informou ainda que técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável seguem monitorando o comportamento da maré. O monitoramento conta com apoio de equipes da Marinha, IBAMA, INEMA e Polícia Civil. As equipes seguem a postos para manter a região livre de qualquer sinal de óleo.
A prefeitura orienta aos turistas e moradores que, caso sejam encontradas novas manchas de óleo na água, deve ser comunicado imediatamente às equipes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que estão de plantão no local.
Informações: Correiro 24h // IF