A sessão desta quarta-feira (16) do Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcada por uma discussão envolvendo os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. O embate resultou em um pedido do presidente do STF para que Barroso respeitasse os colegas do Supremo. E na reação de Barroso reclamando da postura de Toffoli: “Vossa Excelência está sendo deselegante”.
A origem do atrito foi a divergência entre Barroso e Alexandre de Moraes sobre qual deveria ser o papel do STF em ações contra partidos com problemas na prestação das contas, durante a análise de uma ação em que o PSB questiona uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o registro partidário automaticamente, diante da ausência de exposição das contas.
E teve a intervenção do presidente Toffoli, quando Barroso declarou que a “crença de que dinheiro público é dinheiro de ninguém é o que atrasa o país”, ao ouvir Moraes concluir que caberia ao Congresso Nacional definir novas leis com eventuais novas punições para evitar o problema.
Diário do Poder// Figueiredo