Bahia

Defensoria promove evento em comemoração ao Dia Mundial do Idoso

Evento acontece na Escola Superior da Defensoria no bairro Canela

NULL
NULL

 

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas – 1 de outubro – a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promove nesta quarta-feira, 9, através da Especializada do Idoso, um tarde especial na Escola Superior da Defensoria – Esdep. O evento, que é aberto ao público, está marcado para às 14h, e tem como tema “A construção do homem através das gerações: Rompendo ciclos intergeracionais de masculinidades tóxicas”.

Segundo a coordenadora da Especializada do Idoso, Laise de Carvalho Leite, “este tema em especial, foi escolhido por entendermos que a pessoa idosa, enquanto sujeito de direitos e participante da sociedade, deve ser apresentada aos temas que estão sendo postos à discussão e questionar o porquê da sua existência, para, ao final, repensar suas atitudes”.

Ainda de acordo com a defensora, ao abordar este tema com pessoas de outras idades é possível entender também os conflitos geracionais existentes e, a partir daí, buscar uma sociedade mais justa, “considerando que a população idosa vem crescendo de forma exponencial, não poderíamos excluir este segmento populacional de tão relevante discussão”.

A DPE/BA tem uma Especializada bastante ativa e atua judicial e extrajudicialmente em duas esferas: individual e coletiva. A atuação no âmbito individual volta-se à defesa da pessoa idosa em situação de risco social, vítima de violência física, psicológica, sexual, patrimonial, negligência, abandono e autonegligência. Já no âmbito coletivo, a atuação se dá através  da articulação de políticas públicas voltadas aos direitos da pessoa idosa, particularmente nas tutelas coletivas aos direitos dos idosos relativos à saúde, liberdade, dignidade, ao respeito, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização, assistência social, habitação e transporte.

Serviço

O que: Evento em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas

Quando: Quarta-feira, 9

Horário: 14h

Onde: Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep – Rua Pedro Lessa, 123, Canela, Salvador

 

Fonte: DPE – Defensoria Pública do Estado da Bahia // Itatiaia Fernandes