Bahia

Bahia deve gerar mais de 4 mil vagas temporárias até o fim do ano

4,1 mil vagas de emprego provisório que deverão ser criadas na Bahia até dezembro

NULL
NULL

Quem está em busca de uma recolocação profissional – ou simplesmente um “bico” de verão – deve mirar uma das mais de 4,1 mil vagas de emprego provisório que deverão ser criadas na Bahia até dezembro. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), o número é 14,8% maior que o produzido no final de 2018, quando 3.654 oportunidades foram geradas no estado. Em todo o país serão mais de 570 mil postos, alta de 13,86% em relação ao ano anterior.

De acordo com o diretor para o Nordeste da Asserttem, Cristian Giuriato, o estado é o 10º colocado do ranking, e as principais chances de trabalho estão ligadas à indústria, comércio e serviços – impulsionadas pelo aumento no volume de vendas para o Dias das Crianças, Black Friday e Natal.

“São oportunidades na área de logística, no varejo – como operador de caixa, vendedor, atendente, balconista, estoquista. Lembrando que as contratações começam em setembro e têm seu auge agora entre outubro e novembro”.

Giuriato destaca que, como estabelece a (nova) lei (da terceirização), o trabalho provisório prevê um “contrato formal”, com direito a registro em carteira, hora extra (se trabalhada), adicional noturno e cálculo proporcional sobre férias. “A mudança na legislação alterou o dispositivo da contratação temporária, que pode ocorrer em qualquer época do ano, ramo de atuação, ou empresa. Vai depender da necessidade. No último quadrimestre é quando sobe mais”.

 

Informações: A Tarde // IF