A travessia de lanchas entre Salvado e Mar Grande retomou as operações às 6h30 desta sexta-feira (30), dois dias após ser suspensa por conta do mau tempo. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o serviço foi interrompido às 12h de quarta-feira (28), devido aos fortes ventos e mar agitado.
Apesar do sistema ter sido retomado nesta sexta, as saídas das embarcações ocorreram somente até as 8h, momento no qual foi interrompida novamente, desta vez por conta da maré baixa, que impede o atracamento no terminal de de Vera Cruz, em Mar Grande. A previsão é de que as lanchas voltem a zarpar a partir das 11h30.
Na retomada das operações, o sistema estará operando com oito embarcações e saídas de meia em meia hora.
Na noite desta sexta, também por conta da maré baixa, a travessia funcionará em Salvador até às 18h30, e não até às 20h, como é de costume. De Mar Grande para a capital, a última saída será às 18h.
Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo continuará operando com os catamarãs fazendo conexão em Itaparica, pois as condições de navegação no percurso marítimo entre a capital e a Ilha de Tinharé ainda não estão ideais.
Com a conexão, os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, onde os passageiros desembarcam e seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e atravessam em lanchas para o Morro de São Paulo. Os horários saindo de Salvador são 9h, 10h30, 13h e 14h30. Segundo a Astramab, com a conexão, o tempo total da travessia fica em 3h20m, uma hora a mais em relação à viagem direta.
G1 // AO