Pelo menos sete ex-titulares do Ministério do Meio Ambiente planejam entregar na quarta-feira (28) aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, um documento no qual pedem a “suspensão imediata da tramitação de todas as matérias legislativas que possam, de forma direta ou indireta, agravar a situação ambiental no país”.
Assinam o manifesto os ex-ministros Rubens Ricupero (governo Itamar Franco), Sarney Filho, Gustavo Krause e José Carlos Carvalho (governo FHC), Marina Silva e Carlos Minc (governo Lula), Izabela Teixeira (governo Dilma) e Edson Duarte (governo Temer), segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha.
No texto, eles defendem a “moratória ambiental para projetos de leis e outras iniciativas legislativas que ameacem a Amazônia, povos indígenas e biodiversidade” e propõem a realização de audiências públicas para a discussão do assunto “em caráter de urgência”.
A iniciativa tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
bahia.ba // AO