O presidente Jair Bolsonaro (PSL) escolheu o terceiro nome da lista tríplice e nomeou o professor Fábio Josué Souza dos Santos como novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o período entre 2019 e 2023.
A nomeação, publicada em uma edição extra do Diário Oficial na noite desta quinta-feira (1), acontece depois de a universidade ficar cerca de 20 horas sem reitor constituído, já que o mandato da antecessora havia sido encerrado.
A escolha do candidato menos votado na lista tríplice rompe uma tradição que se mantinha desde 2003, a partir da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de nomear o candidato mais votado pelas comunidades universitárias.
Esta é a sétima nomeação de reitor na gestão Bolsonaro. Em cinco delas, o presidente escolheu o primeiro nome da lista tríplice.
Em junho, o presidente nomeou o professor Luiz Fernando Rezende, segundo colocado na lista tríplice, para comandar a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi uma decisão inédita nos últimos 15 anos.
A votação para a escolha do novo reitor da UFRB foi feita pelo Conselho Universitário no dia 27 de fevereiro. A vice-reitora e atual reitora em exercício Georgina Gonçalves foi a mais votada para comandar a universidade por uma diferença expressiva.
Folha;;; Figueiredo