Saúde

Projeto oferta método de prevenção à infecção pelo HIV a jovens de 15 a 19 anos em Salvador

Entre os serviços disponibilizados está o de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

NULL
NULL

 

Projeto oferta método de prevenção à infecção pelo HIV a jovens de 15 a 19 anos em Salvador

 

Cerca de 40 adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans (TrMT) de Salvador com idades entre 15 e 19 anos já estão sendo atendidos em um espaço focado na prevenção da infecção do HIV, vírus da Aids, a partir do projeto PrEPara Salvador.

Entre os serviços disponibilizados está o de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método de prevenção à infecção pelo HIV que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), coordenadora do espaço, Inês Dourado, compara os comprimidos do PrEP ao anticoncepcional, utilizado pelas mulheres para evitar a gestação.

“Assim como as meninas utilizam as pílulas anticoncepcionais para se proteger e evitar uma gravidez, os garotos utilizam a PrEP”, equiparou a educadora que ainda destacou a importância do projeto e atenção neste público-alvo específico.

“A epidemia de HIV cresce no Brasil e no mundo nessa população que não viveu os tempos críticos da Aids”, salientou Inês, que é titular do Instituto de Saúde da Ufba.

“A população de 15 a 19 anos sofre com maior vulnerabilidade ao HIV”, argumentou. A educadora ainda ressaltou que a Profilaxia Pré-Exposição para pessoas nesta faixa etária e de modo gratuito só é feita através deste projeto.

“No SUS [Sistema Único de Saúde], só a partir de 18 anos, queremos demonstrar que a PrEP pode ser efetiva também para essa população”, comentou Inês Dourado. “O projeto quer prevenir a infecção do HIV para aqueles jovens que são indicados, que não gostam de usar preservativos e que já tiveram histórico com IST [Infecções Sexualmente Transmissíveis]”, defendeu a professora.

O projeto, de iniciativa da entidade internacional Unitaid, foi implementado em outras duas capitais de estados do Brasil: Belo Horizonte em Minas Gerais, e São Paulo no estado de São Paulo.

O PrEPara Salvador tem sede no Casarão da Diversidade, no Centro da cidade, e é vinculada a Fiocruz, Ufba, Uneb e Ministério da Saúde, além de ser realizado em parceira com órgãos de saúde municipais e estaduais. Nesta terça-feira (9) o projeto, que já recebe o público desde o mês de maio, será aberto oficialmente e apresentado para entidades em cerimônia na sede.

Desde o início do atendimento, os jovens atendidos vem sendo acompanhados pelos profissionais do projeto, que presta serviços multidisciplinares. Além da assistência a saúde e orientação quanto a prevenção do HIV e ISTs, o PrEPara Salvador também conta com atendimento psicológico, de assistência social, distribuição de preservativos, gel lubrificante, testagem rápida para HIV e sífilis e outros exames laboratoriais relacionados à detecção de outras IST.

 

BNotícias/// Figueiredo