Pesquisadores da área de saúde no Brasil e até no exterior devem ficar atentos aos próximos atos do governo de Rui Costa (PT). O governador da Bahia afirmou, na manhã desta terça-feira (18), que vai lançar um edital para pesquisas sobre anemia falciforme.
"Eu já pedi a ela [Adélia Pinheiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)] que ainda este ano solte o edital da Fapesb [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia] e coincidindo com o funcionamento do centro de acompanhamento e monitoramento" da doença, anunciou o petista em evento de formalização dos termos de parceria do Edital da Década Afrodescente, que acontece no Salão de Atos da Governadoria.
De acordo com Rui, como a saúde básica é de responsabilidade dos municípios, a gestão espera conseguir "capacitar e preparar todos os postos de saúde das cidades onde tem uma predominância de população negra".
A doença, cuja maior incidência no Brasil está justamente na Bahia, atinge majoritariamente essa parcela da população. No entanto, apenas em setembro do ano passado se instituiu uma política estadual de atenção integral à enfermidade. Na época, o então coordenador técnico da Diretoria de Gestão do Cuidado, Antonio da Purificação, disse ao Bahia Notícias que a demora para a implantação de uma política específica era consequência do racismo institucional.
Bahia Noticias // AO