O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que alcançou recentemente a marca dos 371 mil passageiros por dia, vai começar a ser ampliado a partir do início do segundo semestre deste ano. Pelo menos é essa a expectativa da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão do Governo do Estado que fiscaliza o transporte.
A licitação foi assinada no dia 30 de abril entre o governador Rui Costa e um consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa, que está finalizando o projeto de execução para iniciar obras. A vigência de contrato é de 30 meses.
Conforme explica o diretor-presidente da CTB, Eduardo Coppelo, o Tramo 3, que configura a ampliação do metrô que hoje está em Pirajá para Águas Claras e Cajazeiras, terá quase 5 km de extensão, além de duas novas estações. A principal delas será a implantada em Águas Claras, no mesmo terreno onde será construída o novo terminal rodoviário.
“Haverá ali uma concentração de logística, de transporte de pessoas. Vai ter tanto uma circulação com a rodoviária, quanto com o metrô e os ônibus intermunicipais e municipais. Estamos na fase de detalhar o projeto, o consórcio vencedor está fazendo isso a partir do anteprojeto do Estado. Ainda não temos uma data de início de obras, mas calculamos que seja no início do segundo semestre”, disse Coppelo.
O governador já chegou a informar, em ocasiões anteriores, que pretende fazer da Estação Águas Claras “uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste”.
A extensão da Linha 1 começará a ser implantada pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, tendo início no KM-622, em Pirajá, e no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que alcançou recentemente a marca dos 371 mil passageiros por dia, vai começar a ser ampliado a partir do início do segundo semestre deste ano. Pelo menos é essa a expectativa da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão do Governo do Estado que fiscaliza o transporte.
A licitação foi assinada no dia 30 de abril entre o governador Rui Costa e um consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa, que está finalizando o projeto de execução para iniciar obras. A vigência de contrato é de 30 meses.
Conforme explica o diretor-presidente da CTB, Eduardo Coppelo, o Tramo 3, que configura a ampliação do metrô que hoje está em Pirajá para Águas Claras e Cajazeiras, terá quase 5 km de extensão, além de duas novas estações. A principal delas será a implantada em Águas Claras, no mesmo terreno onde será construída o novo terminal rodoviário.
“Haverá ali uma concentração de logística, de transporte de pessoas. Vai ter tanto uma circulação com a rodoviária, quanto com o metrô e os ônibus intermunicipais e municipais. Estamos na fase de detalhar o projeto, o consórcio vencedor está fazendo isso a partir do anteprojeto do Estado. Ainda não temos uma data de início de obras, mas calculamos que seja no início do segundo semestre”, disse Coppelo.
O governador já chegou a informar, em ocasiões anteriores, que pretende fazer da Estação Águas Claras “uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste”.
A extensão da Linha 1 começará a ser implantada pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, tendo início no KM-622, em Pirajá, e no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. Serão mais
Bahhia.ba /// Figueiredo