Bahia

Começam no segundo semestre as obras de extensão do metrô para Águas Claras

Serão mais 4,7 km de ferrovia acrescentados ao sistema

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos do metro de salvador

 

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que alcançou recentemente a marca dos 371 mil passageiros por dia, vai começar a ser ampliado a partir do início do segundo semestre deste ano. Pelo menos é essa a expectativa da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão do Governo do Estado que fiscaliza o transporte.

A licitação foi assinada no dia 30 de abril entre o governador Rui Costa e um consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa, que está finalizando o projeto de execução para iniciar obras. A vigência de contrato é de 30 meses.

Conforme explica o diretor-presidente da CTB, Eduardo Coppelo, o Tramo 3, que configura a ampliação do metrô que hoje está em Pirajá para Águas Claras e Cajazeiras, terá quase 5 km de extensão, além de duas novas estações. A principal delas será a implantada em Águas Claras, no mesmo terreno onde será construída o novo terminal rodoviário.

“Haverá ali uma concentração de logística, de transporte de pessoas. Vai ter tanto uma circulação com a rodoviária, quanto com o metrô e os ônibus intermunicipais e municipais. Estamos na fase de detalhar o projeto, o consórcio vencedor está fazendo isso a partir do anteprojeto do Estado. Ainda não temos uma data de início de obras, mas calculamos que seja no início do segundo semestre”, disse Coppelo.

O governador já chegou a informar, em ocasiões anteriores, que pretende fazer da Estação Águas Claras “uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste”.

A extensão da Linha 1 começará a ser implantada pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, tendo início no KM-622, em Pirajá, e no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que alcançou recentemente a marca dos 371 mil passageiros por dia, vai começar a ser ampliado a partir do início do segundo semestre deste ano. Pelo menos é essa a expectativa da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão do Governo do Estado que fiscaliza o transporte.

A licitação foi assinada no dia 30 de abril entre o governador Rui Costa e um consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa, que está finalizando o projeto de execução para iniciar obras. A vigência de contrato é de 30 meses.

Conforme explica o diretor-presidente da CTB, Eduardo Coppelo, o Tramo 3, que configura a ampliação do metrô que hoje está em Pirajá para Águas Claras e Cajazeiras, terá quase 5 km de extensão, além de duas novas estações. A principal delas será a implantada em Águas Claras, no mesmo terreno onde será construída o novo terminal rodoviário.

“Haverá ali uma concentração de logística, de transporte de pessoas. Vai ter tanto uma circulação com a rodoviária, quanto com o metrô e os ônibus intermunicipais e municipais. Estamos na fase de detalhar o projeto, o consórcio vencedor está fazendo isso a partir do anteprojeto do Estado. Ainda não temos uma data de início de obras, mas calculamos que seja no início do segundo semestre”, disse Coppelo.

O governador já chegou a informar, em ocasiões anteriores, que pretende fazer da Estação Águas Claras “uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste”.

A extensão da Linha 1 começará a ser implantada pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, tendo início no KM-622, em Pirajá, e no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. Serão mais 

 

Bahhia.ba /// Figueiredo