Saúde

Campanha Outubro Rosa faz atendimento gratuito no Dique

Outras ações serão realizadas durante todo o mês

NULL
NULL

 src=O lançamento da campanha Outubro Rosa, que aconteceu hoje às 8h no Dique do Tororó, em Salvador, pretende atender cerca de 140 pessoas até o final do dia. De acordo com os organizadores, a previsão é que a população tome conhecimento do serviço e compareça para fazer os exames que levam cerca de quarenta minutos para serem concluídos.

Em entrevista exclusiva ao LD Notícias, a radiologista especialista em mamografia, Maria Cecilia Gnoalto falou que a maior dificuldade das mulheres descobrirem a doença são os tabus que cercam o assunto.

“Umas das dificuldades que sempre houve sobre a detecção do câncer de mama foi primeiro o medo de se descobrir doente. Esse medo está mudando no decorrer dos anos, consequência dessas inúmeras campanhas e de perceber que o câncer acontece com todo mundo, mas não é uma sentença de morte”, relatou.

Ainda segundo a médica, outro fator que impede que pessoas descubram a doença é a falta de conhecimento. Muita gente acha que por não ter nenhum caso na família, pode não sofrer do câncer de mama, porém, ela afirma que 90% dos cânceres de mama não são transmitidos geneticamente, acontecem por mudanças que ocorrem na mulher.

“Isso pode acontecer com qualquer pessoa, fruto de uma mutação ou de uma alimentação inadequada, do modo que a pessoa vivi, da exposição dos hormônios, do estresse, falta de atividade física ou até obesidade”, disse.

Em Salvador, durante todo o mês de setembro, o serviço vai estar disponível com caminhões móveis, equipados com staff médico, que funcionarão na sede da UNEB, de 19 a 31/10, e no Hospital São Rafael, de 05 a 17/10. com atendimentos das 8h às 18h, com capacidade para 250 exames por dia.

Foto: LD Notícias

.