O governador da Bahia Rui Costa utilizou as redes sociais nesta terça-feira (21) para “mandar um recado” ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que o citou em um vídeo publicado no Twitter para “falar sobre #FakeNews”.
Na publicação, Weintraub comenta sobre a possibilidade de o governo federal cobrar mensalidade a alunos de graduação nas universidades. “É mentira. O que está acontecendo é que o governador da Bahia, que é de um partido de oposição, propôs a cobrança das mensalidades dos estudantes da universidade estadual da Bahia”, afirmou.
Em resposta, e citando o corte orçamentário nas universidades federais, Rui Costa também gravou um vídeo e chegou a dizer que o ministro “está com uma fixação na Bahia e no governador”.
“Ministro, se o senhor ainda estiver no cargo até a semana que vem, eu lhe convido para vir à Bahia. Eu já dei banca de matemática, então posso lhe ensinar, por exemplo, a fazer cálculo de proporção, a fazer conta, para o senhor não passar vergonha nacionalmente”, disse Rui, fazendo referência a uma declaração em que Abraham Weintraub erra na porcentagem ao tentar explicar o congelamento de 30% de corte nas instituições.
Rui Costa também sugeriu ensinar gestão para Weintraub: “E, se quiser também aprender gestão, aprender a não cortar recursos e sim a aplicar recursos na Educação, criar apoio programas de apoio a juventude, como nós criamos o programa Mais Futuro, vem aqui para a Bahia que eu te ensino como é que governa e como que faz boa gestão para ser aprovado por 76% do povo”.
Vale lembrar que o governador Rui Costa também passa confronto com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uesf e Uesb), com um movimento grevista que foi iniciado pelos professores no dia 4 de abril. O governador chegou a mandar cortar o ponto dos docentes em greve, mas foi obrigado pela Justiça a pagar os salários.
Bahia.ba/// Figueiredo