O Secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, participou da mesa de abertura do XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens (SNGB), que acontece até quinta-feira (23), no hotel Fiesta, em Salvador. Promovido a cada dois anos pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), nesta edição, o SNGB é realizado simultâneamente com o II Simpósio Internacional de Segurança em Barragens (SISB), uma parceria do CBDB com os comitês nacionais de barragens da China, Espanha e Estados Unidos.
Na abertura do evento, o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, Carlos Henrique Medeiros, ressaltou o momento de crise que o país atravessa com o rompimento de duas grandes barragens, e a importância do diálogo e troca de experiências para garantir a segurança das barragens brasileiras. "Nunca as barragens estiveram em tanta evidência, e nesse contexto é imprescindível que façamos algumas perguntas, "onde erramos?" e, principalmente, "quem errou?". Não podemos fechar os olhos para a seriedade da questão, devemos aproveitar essa troca de expertises, enfrentar os desafios, aprender lições e assumir um compromisso com a sociedade, e o primeiro passo é a transparência", afirmou Medeiros.
O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, destacou a importância da garantia do acesso à água para a população baiana, que passa, entre outras ações, pela construção, manutenção e fiscalização das barragens. " A realização desse evento é de fundamental importância para garantir a troca de experiências, com expertise internacional aqui representada pelos comitês de bacia da Espanha, China e Estados Unidos, para segurança de barragens. Promovendo um intercâmbio em todos os setores, ambiental, de recursos hídricos, saneamento, energia, contribuindo cada um com suas atuações, desafios e metas", afirmou o secretário.
Também compondo a mesa de abertura do evento, o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, e o diretor Presidente da Embasa, Rogério Cedraz, anunciaram a construção da Barragem do Catolé, em Vitória da Conquista, Sudoeste do Estado. "Com 70% da população baiana no semiárido, as barragens são fundamentais para garantir o fornecimento de água no estado", afirmou Cedraz.
Dentro da programação do encontro serão abordados temas de construção, projeto e segurança de barragens assim como a avaliação de riscos; aspectos econômicos, sociais e ambientais na implantação de barragens, como o debate das situações das barragens brasileiras e em âmbito mundial, a partir de acidentes e incidentes em barragens de rejeitos.
Participação da SIHS
Em discurso na abertura do evento, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS), Leonardo Góes, falou sobre a importância do evento, ” estabelecer o diálogo entre os diversos setores, desde a construção, manutenção, operação e segurança das barragens, só fortalece a implementação do Plano Estadual de Segurança Hídrica e da Política Estadual de Segurança de Barragens, com isso poderemos identificar os desafios e assim propor políticas públicas que venham proporcionar sempre melhores benefícios para a população”.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à SIHS, montou um estande, onde os participantes do evento podem conhecer a estrutura e a operação de sistemas de abastecimento de água, através de uma maquete virtual. Será apresentada também a projeção de imagens, com as principais barragens do estado.
Secom // AO