Política

Temer diz que vai se entregar à Justiça voluntariamente

TRF2 revogou habeas corpus e determinou que ex-presidente e coronel Lima voltem à prisão

NULL
NULL

O ex-presidente Michel Temer Foto: Amanda Perobelli / Reuters - 25/03/2019

 

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse que vai se apresentar nesta quinta-feira "voluntariamente" à Justiça. Em entrevista na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, o ex-presidente disse que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região ( TRF-2 ), que revogou o habeas corpus e determinou a volta à prisão do ex-presidente e de João Baptista Lima , o Coronel Lima, amigo dele.

—  Já falei com o advogado. Ele apresentará um habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. Vou defender os meus direitos até o fim —  afirmou. —  Vou me apresentar regularmente, não tenho nenhum problema com isso. Na primeira vez, fui muito adequadamente tratado pela Polícia Federal. Lamentavelmente foi (uma surpresa) —  afirmou.

Temer é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina. O esquema foi revelado pela Operação Descontaminação, que teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3.

Temer e outros sete acusados foram presos na Operação Descontaminação em 21 de março, após decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Contudo, acabaram soltos no dia 25 do mesmo mês, após uma liminar do desembargador Ivan Athié.  

Eduardo Carnelós, que é responsável pela defesa do ex-presidente, classificou a decisão como "injusta".

— Respeitamos a decisão do tribunal, mas só podemos considerá-la injusta. A prisão foi feita sem nenhum fundamento.

 

O Globo /// Figueiredo