A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) iniciou nesta última quinta-feira (24) mais uma etapa do curso de capacitação oferecido a comerciantes informais que atuam em Salvador.
A iniciativa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado (Fecomércio-Ba), atenderá seis turmas formadas por vendedores de alimentos e bebidas no Centro Histórico, entre as regiões do Elevador Lacerda até o Taboão, que receberão treinamento de atendimento ao cliente, comunicação oral, inglês básico, além de noções de normas da vigilância sanitária, manipulação dos alimentos e legislação municipal.
Segundo a secretária da Semop, Rosemma Maluf, o curso serve para qualificar a mão de obra do comércio informal da região, oferecendo maior qualidade no serviço, ajudando a melhorar também emprego e renda.
De acordo com Iracema Mota, supervisora pedagógica do Senac, os comerciantes de alimentos e bebidas passam por um trabalho mais lúdico e prático: “Assim, facilita o atendimento com interação, menos tensos, com objetivo de atender melhor os clientes de forma geral”.
O projeto segue até o dia 10 de novembro na Casa do Benin, no Pelourinho, e conta com a participação de comerciantes licenciados pela Semop e cadastrados pelo Senac. Cada turma possui aproximadamente 15 ambulantes, e esta é a quinta a passar pelo projeto.
No total, 250 pessoas participaram da capacitação entre artesãos, baianas, vendedores de souvenir e trançadeiras. Cada grupo passa por 20 horas de curso, num total de sete encontros em dias intercalados, das 14h às 17h.
(Foto: Reprodução)