Bahia

Dívida de R$ 10 mi: voos da Avianca não decolam a partir de segunda em Salvador

Empresa tem 13 voos em operação saindo da capital baiana

NULL
NULL

Quem comprou passagem para viajar pela Avianca nos próximos dias, partindo de Salvador, precisa ficar atento. A Vinci, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (4) informando que todos os voos da companhia área serão suspensos a partir de segunda-feira (8), caso uma dívida de R$ 10 milhões não seja quitada.

Em nota, o Salvador Bahia Airport informou que a companhia área não pagou o valor referente às taxas de embarque e que, por isso, as aeronaves somente serão autorizadas a decolar caso a empresa repasse previamente ao terminal as tarifas relativas ao voo.

A concessionária recomenda aos passageiros que verifiquem junto à Avianca o status da viagem antes de dirigirem-se ao Terminal de Passageiros. A Vinci informou que a companhia aérea foi notificada e que a decisão também já foi repassada para a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

“Conforme vem sendo amplamente divulgado e é de conhecimento público, a citada companhia vem enfrentando graves problemas financeiros e operacionais em aeroportos por todo o país. Na capital baiana, atualmente existe ordem judicial que obriga a Avianca a normalizar o repasse das tarifas de embarque ao Salvador Bahia Airport, ordem esta que, infelizmente, ainda não foi cumprida, causando um prejuízo que se aproxima de 10 milhões de reais”, diz a nota.

A Vinci disse também que solicitou que a empresa Avianca adote todas as medidas necessárias para evitar atrasos na liberação dos voos, devendo os passageiros serem devida e previamente avisados sobre toda e qualquer ocorrência que tenha impacto sobre os voos programados.

No total, a empresa tem 13 voos em operação saindo de Salvador. Os destinos são Guarulhos, Galeão, Recife, Brasília, Congonhas, Petrolina, Maceió e Ilhéus. Por ano, a companhia é responsável pelo transporte 1,2 milhão de passageiros no terminal da capital baiana.

A Avianca está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Em março, a empresa anunciou que decidiu encerrar sete voos que tinham Salvador como destino ou partida. As descontinuidades das rotas começaram no final de março e outras capitais do país também serão afetadas com a decisão.

Procurada, a Avianca ainda não se posicionou sobre o caso.

Correioi24h // AO