Política

Para Fernando Henrique, presidente que não entende força do Congresso pode cair

Para FH, presidente que não entende força do Congresso pode cair

NULL
NULL

Fernando Henrique Cardoso em seu apartamento no bairro de Higienópolis em 4 de setembro de 2015 Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

 

 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou neste domingo no Twitter o bate-boca dos últimos dias entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em meio às articculações para aprovação dareforma da Previdência. Para o tucano, um presidente que não entende a força do Congresso pode cair.

Na avaliação do ex-presidente, maltratar o presidente da Câmara é "caminho para o desastre". "Paradoxo brasileiro: os partidos são fracos, o Congresso é forte.

Presidente que não entende isso não governa e pode cair; maltratar quem preside a Câmara é caminho para o desastre. Precisamos de bom senso, reformas, emprego e decência. Presidente do país deve moderar não atiçar", escreveu Fernando Henrique, em sua conta na rede social.

O embate entre Bolsonaro e Maia subiu de tom nos últimos dias. Na sexta-feira, o presidente disse, durante viagem ao Chile. que a "bola está com o Parlamento" e que não entende os motivos de Maia se comportar "dessa forma um tanto quanto agressiva".

Bolsonaro afirmou ainda que o governo já fez a parte dele, ao encaminhar a proposta da reforma à Câmara, e acredita que os parlamentares vão "aperfeiçoá-la:

 A bola está com o Parlamento. Mas, me desculpe, o que é articulação? O que é que está faltando eu fazer? Eu pergunto a vocês o que foi feito no passado e (digo que) não seguirei o mesmo estilo de ex-presidentes, pode ter certeza disso — disse Bolsonaro durante sua viagem ao Chile.

 

O Globo// Figueiredo