Bahia

Nº de mortes por dengue em Feira de Santana sobe para 3 em 2019; 600 casos da doença já foram confirmados

Um quarto óbito está sendo apurado para saber se ocorreu em decorrência da doença, informou o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

NULL
NULL

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da dengue, zika e chikungunya.  â?? Foto: LM Otero/Arquivo/AP Photo

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lecen) confirmou, na quinta-feira (21), que subiu para três o número de mortes por dengue na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, somente em 2019 e que um quarto óbito está sendo apurado para saber se ocorreu em decorrência da doença.

De janeiro até 21 de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 1.617 notificações de dengue, sendo que, desses, 600 foram confirmados. Com o alto número de registros, as autoridades de saúde falam em surto. A doença é transmitida pelo mosquito, Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e da zika.

Uma das mortes confirmadas na cidade foi de uma jovem de 18 anos, que teve dengue hemorrágica. As outras duas vítimas não tiveram nomes e idades divulgadas.

Os locais com maiores registros são os distritos de Matinha e Maria Quitéria, na zona rural, e os bairros Viveiros e Tomba, na zona urbana. No final do mês de janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou um alerta por conta do número de casos da doença registrado nos primeiros dias do ano.

G1 // AO