Carnaval

Escola de Trânsito do Detran capacita condutores de trios para carnaval

As aulas serão sempre pela manhã, com a previsão de atender quase 300 profissionais.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Escola de Trânsito do Detran capacita condutores de trios para carnaval

Circular no Carnaval de Salvador dirigindo um trio elétrico, que é montado sobre a prancha de uma carreta, com estrutura média de 18 metros de comprimento e peso entre 40 e 50 toneladas, não é tarefa para qualquer motorista. O condutor precisa ter a carteira de habilitação categoria E (veículos articulados) e o certificado de capacitação oferecido pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para a festa deste ano, a instituição começa a ministrar o curso para os motoristas de trios e carros de apoio, nesta sexta-feira (22), na sede do Detran, na Avenida ACM, que segue nos dias 25 e 26 de fevereiro. As aulas serão sempre pela manhã, com a previsão de atender quase 300 profissionais.

A capacitação vai abordar legislação, direção defensiva, saúde e combate ao estresse, situações de emergência e relações interpessoais. Haverá um módulo específico sobre a prevenção de acidentes envolvendo a rede elétrica, criado pela parceria do Detran com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). “A maioria tem experiência acumulada de muitos carnavais, mas nunca é demais atualizar os conhecimentos para o cumprimento das regras. Esses condutores transportam alegria e precisam estar bem preparados para enfrentar a maratona da festa”, ressaltou o instrutor Iuri Oliveira.

Antes do Carnaval, o Detran também faz a vistoria dos veículos de grande porte que participam do desfile, para avaliar a documentação e condições técnicas. Nos dias de folia, o órgão de trânsito terá postos de fiscalização dos trios, nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). “Temos uma equipe especializada nesse trabalho para o Carnaval, que acompanha o trio e seu condutor, antes e durante a festa, para garantir a segurança na avenida”, afirmou o perito Domingos Lemos.

Secom // AO