A Tocha Olímpica vai passar por 26 cidades baianas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17), durante o 4º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, no Litoral Norte. A chama do maior evento esportivo do mundo será acessa em 23 de abril, na cidade de Olímpia, na Grécia e vai aportar, no dia 2 maio de 2016, em Brasília, dando continuidade a uma história de 2.900 anos, iniciada na Grécia Antiga.
Na Bahia, a tocha chega no dia 19 de maio, na Cidade de Porto Seguro, e vai percorrer 26 municípios, com possibilidade de o roteiro ser estendido para municípios da Chapada Diamantina. A tocha passará pelas seguintes cidades: Salvador, Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Itubera,
Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão Jacuípe, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitório da Conquista.
Salvador é a sexta cidade a receber a reunião operacional da tocha olímpica. Anteriormente, a discussão a respeito do revezamento passou por Aracaju (SE), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Maceió
(AL) e Vitória (ES).
A tocha percorrerá, durante 100 dias, cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros, passando pelas mãos de 12 mil condutores. O percurso será iniciado no dia 3 de maio de 2016, na capital federal e encerra a jornada no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016.
O evento da rota é realizado em uma parceria dos governos municipais, estaduais e federal, além do Comitê Rio 2016 e os patrocinadores do revezamento, que decidem o trajeto e os condutores.
Foto: Reprodução / Aratu Online