A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realizou, nesta terça-feira (22), uma reunião de preparação para a operação 'Carnaval Para Todos 2019'. O objetivo do encontro foi articular as ações de fiscalização preventiva de estruturas, produtos e serviços prestados durante a folia.
O encontro teve a participação do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia (Crea-BA) e da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), também da SJDHDS e responsável pela fiscalização da acessibilidade montada na festa, seja na rua ou nos camarotes, garantindo um carnaval democrático. "O nosso objetivo com este encontro é garantir que todas as ações de fiscalização sejam realizadas da maneira mais articulada e integrada possível, garantindo que o Carnaval de 2019 seja acessível, seguro e confortável para os milhões de baianos e turistas que ocupam as ruas de Salvador", afirmou o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.
O grupo discutiu ainda o acompanhamento e fiscalização da comercialização de abadás e festas privadas, além das montagens das estruturas dos camarotes, principalmente para garantir a acessibilidade e segurança nesses espaços. Entre os pontos debatidos estão a análise dos projetos, passando pela execução e finalização; a questão das montagens das estruturas, observando pontos como equipes e medidas contra incêndio e administração de crises; além de observação de rotas de fugas e emergência em locais públicos e privados.
Secom // AO