Festas Populares

Prefeitura de Salvador proíbe som na Festa de Iemanjá e revolta produtores e donos de estabelecimentos

Não será permitido o uso do som na área externa ou voltado para a rua dos estabelecimentos comerciais localizados no perímetro da festa"

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos da festa de iemanjá em salvador

 

Uma determinação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) para a Festa de Iemanjá está dando o que falar. A pasta da Prefeitura de Salvador proibiu qualquer tipo de som externo durante os tradicionais festejos realizados no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho. Com a regra, diversos eventos públicos ficarão inviabilizados. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11), em reunião com produtores, empresários e a direção da secretaria na sede da Prefeitura-Bairro.

A  assessoria de imprensa da Semop, que emitiu um comunicado oficial sobre o caso. "Em decisão conjunta com a Polícia Militar, o Corpode Bombeiros, a Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV) e a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), ficou definido que, a exemplo da festa do ano passado, não será permitido o uso do som na área externa ou voltado para a rua dos estabelecimentos comerciais localizados no perímetro da festa", diz a nota.

"Essa decisão é fruto de diversas solicitações feitas através da Prefeitura-Bairro do Rio Vermelho e tem como objetivo garantir a segurança e a ordem pública, evitando tumultos. Ou seja, todo e qualquer evento de estabelecimento comercial que obtiver licença sonora pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para o dia 2 de fevereiro deverá utilizar o som dentro do estabelecimento e até às 22h", continua o texto.

"No caso da Enxaguada de Iemanjá, a Prefeitura esclarece que a organização do evento solicitou a autorização junto à Central de Licenciamento de Eventos da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) para a realização do evento, que não acontece na rua, mas sim na área do estacionamento da Vila Caramuru", completa a Semop.

 

BNwes/// Figueiredo