A nova via que liga a Avenida Paralela à orla do bairro de Stella Maris foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (2), em Salvador. A avenida foi nomeada de Mãe Stella de Oxóssi, homenagem a uma das principais ialorixás do país, que faleceu no dia 27 de dezembro de 2018.
De acordo com a prefeitura de Salvador, responsável pela obra, o investimento foi de R$ 7,8 milhões. A nova via, que tem velocidade máxima permitida de 60km/h, t desafogar o trânsito para os motoristas que estão na Avenida Paralela e seguem em direção ao bairro de Stella Maris ou ao aeroporto. Isso porque o acesso à orla pela Alameda Dilson Jatahy Fonseca costuma engarrafar em horários de pico.
Com a nova avenida, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca, onde os carros seguiam nos dois sentidos, foi transformada em mão única sentido aeroporto, ou seja, para quem sai de Stella Maris.
Já quem quiser seguir para o bairro de Stella Maris deve pegar a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, cujo acesso é antes da Dilson Jatahy Fonseca.
Outra mudança é que não será mais possível ir direto da Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã para a Avenida Carybé, na região do aeroporto. Agora, quem sai da Dorival Caymmi sentido aeroporto deve entrar na Avenida Mãe Stella de Oxóssi e pegar o retorno na primeira via à esquerda. Assim, o condutor chegará na Avenida Dilson Jatahy Fonseca e seguirá sentido aeroporto.
Para orientar moradores e condutores que costumam passar pela região, a Transalvador vai disponibilizar painéis de mensagens.
Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão e 10,5m de largura e duas faixas. O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhou ciclofaixa, estacionamento com 1.108 vagas e 11,7km de passeios com piso tátil.
G1 // AO