O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta quinta-feira (13) que o governo do presidente Jair Bolsonaro deseja conceder toda a rede da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nos próximos três anos e meio.
Freitas também confirmou que o brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, atual diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), será o próximo presidente da Infraero, estatal responsável por administrar aeroportos (leia mais abaixo).
“Devemos conceder nos próximos três anos ou três anos e meio toda a rede Infraero”, afirmou o ministro por mensagem de texto ao G1.
O futuro ministro foi questionado sobre a chance de extinguir a estatal caso o restante dos aeroportos seja concedidos. Ele respondeu que, nessas condições, “é possível" fechar a empresa.
A informação sobre a intenção de conceder o restante dos aeroportos da empresa foi publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
Desde 2012, o governo vem concedendo os aeroportos mais lucrativos da estatal. Já foram concedidos 10 terminais. Em 15 de março de 2019, devem serão leiloados outros 12 terminais.
A empresa acumula prejuízos. Em 2017, a Infraero teve um prejuízo de R$ 1,83 bilhão (44% mais que em 2016).
Novo presidente
Tarcísio Freitas também informou que convidou o brigadeiro Hélio Paes de Barros para assumir a Infraero em razão de ele estar "alinhado" com a intenção do governo de ampliar as concessões no setor. O brigadeiro substituirá o atual presidente, Antônio Claret de Oliveira.
“Escolhi o brigadeiro Paes de Barros para presidir a Infraero. Fiz o convite a ele na semana passada que, para minha alegria, foi aceito”, disse Tarcísio.
“Ele é experiente, conhece profundamente o setor e chega alinhado com o plano do ministério de fazer mais concessões de aeroportos”, acrescentou.
Hélio Paes de Barros Júnior ingressou na Aeronáutica em 1976 e tem formação como bacharel em ciências aeronáuticas pela Academia da Força Aérea. Ele também é matemático, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com o currículo do brigadeiro, ele possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambas concluídas na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).
O brigadeiro foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Na aviação civil, trabalhou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), no qual foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos.
Paes de Barros tomou posse em abril de 2016 como diretor da Anac para um mandato que se encerra em março de 2021.
G1 // AO