A deputada federal Tia Eron (PRB) deve ganhar um espaço na prefeitura de Salvador, mas longe do protagonismo. Depois de não ter êxito na eleição deste ano e deixar de renovar seu mandato na Câmara dos Deputados, a parlamentar provavelmente vai ficar responsável por uma secretaria de pequeno porte na gestão municipal, segundo informações de pessoas próximas à situação.
A pasta que será chefiada por Tia Eron tende a ser menor que a Secretaria Municipal de Promoção Social de Combate à Pobreza (Semps), que ela já comandou durante a gestão do prefeito ACM Neto. A avaliação é que a parlamentar não demonstrou capacidade administrativa para exercer uma função de maior importância na prefeitura. No entanto, os mais de 69 mil votos obtidos por ela não podem ficar desprestigiados a ponto dela não ganhar um espaço.
Pessoas próximas da deputada federal já classificaram como "desastre" sua passagem pela Semps (veja mais). Enquanto secretária, ela teria, por exemplo, faltado a reuniões marcadas por ela própria, causando insatisfação entre políticos. O desempenho recente na pasta inclusive traz dificuldades para ACM Neto saber onde alocar Tia Eron.
Na eleição deste ano, apenas Márcio Marinho e João Roma conquistaram um mandato para a Câmara dos Deputados pelo PRB da Bahia. O fato de Tia Eron não ser mais deputada federal a partir do próximo ano também pesou para ela não ser mais presidente estadual do partido
Bn // AO