Política

Seguindo rodízio, liderança da minoria na Câmara fica entre PCdoB e Podemos

"O Podemos não estava na base antes, mas o partido entrou agora e passa a ter direito", disse o vereador Sílvio Humberto

NULL
NULL

Foto: Valdemiro Lopes/Câmara Municipal de Salvador

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador deve seguir o esquema de rodízio estabelecido na legislatura passada para escolha do líder da bancada em 2019.

Se for mantido o critério de alternância, o comando ficará entre o PCdoB, da vereadora Aladilce Souza, e o Podemos, dos vereadores Carlos Muniz, Sidninho e Toinho Carolino.

De 2016 até então, a liderança da bancada foi exercida (por ordem cronológica) por Aladilce (PCdoB), Sílvio Humberto (PSB) – foto, Trindade (na época pelo PSL) e Marta Rodrigues (PT) – atual líder do bloco.

O vereador Sílvio Humberto disse ao bahia.ba que se os líderes partidários mantiverem o acordo pelo rodízio, a liderança ficará entre PCdoB e Podemos, que entrou na bancada somente neste ano. O socialista acha “justo” o Podemos entrar na fila da alternância, mas pondera que seu partido, o PSB, também pode reivindicar o próximo período à frente da bancada porque ele não ficou um ano inteiro no posto.

“Pelo acordo de alternância, agora será Aladilce ou algum vereador do Podemos. O Podemos não estava na base antes, mas o partido entrou agora, e, na minha visão, passa a ter direito. Eu também posso ser o próximo, porque fiquei na liderança por um período mais curto”, afirmou Sílvio Humberto.

O socialista afirmou que ainda não houve nenhuma conversa entre os vereadores da minoria para definir a liderança da bancada neste ano, mas ponderou que “não haverá nenhum cavalo de batalha entre os partidos”. Segundo Sílvio Humberto, os vereadores podem começar na terça-feira (27) a discutir o assunto. Ele garante que o novo líder será conhecido até o final do período legislativo deste ano.

“Vamos buscar a convergência. Seguindo esse rito (de rodízio), vamos conseguir. A ideia da alternância fortalece a bancada. As pessoas estão conversando lateralmente, mas a partir de amanhã a gente já deve começar a conversar como bancada”, disse o vereador do PSB.

Bahia.ba // AO