O Baianão 2019 terá árbitro de vídeo e jogos pela manhã. Os detalhes da competição foram definidos pela diretoria da Federação Bahiana de Futebol durante uma reunião. No encontro foi definida a forma de disputa do campeonato. Com 13 datas disponibilizadas pela CBF, a fórmula foi escolhida por unanimidade entre os presentes.
Bahia, Vitória, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Jequié e Alagoinhas compõem o mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.
Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nos pênaltis.
Bahia de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que, aos domingos, quando não sejam transmitidas pela TV, suas partidas como mandante aconteçam pela manhã, às 10h.
TECNOLOGIA
O VAR será utilizado nos dois jogos da final da competição. No campeonato que marca a estreia do uso da tecnologia em competições baianas, ainda não será possível utilizá-lo em mais jogos pela necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado para receberem os equipamentos.
Alguns clubes parabenizaram as transmissões de jogos da TV FBF e solicitaram que seus jogos, quando não transmitidos pela TV aberta ou Pay-per-view, sejam transmitidos no canal oficial da FBF. A entidade promete discutir o assunto com a TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato.
CLASSIFICAÇÕES
Para a Série D do Brasileirão 2020, haverá uma novidade na definição das vagas. Por maioria de votos, os clubes decidiram destinar uma das três vagas para o campeão da Copa Governador do Estado, ou outra competição que venha substituí-la na próxima temporada.
Para o Baianão ficarão as duas demais vagas, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. Apenas uma equipe será rebaixada para a Série B do Baianão 2020. Será ela a última colocada na primeira fase do Baianão 2019.
Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2020 o clube campeão do Baianão 2019. A segunda vaga, de acordo com definição da CBF, Federações e clubes, em reunião no dia 14 de fevereiro de 2017, será da associação melhor classificada no ranking nacional de clubes divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019.
A terceira vaga, da Pré Copa do Nordeste, será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.
Aratu // AO