O governador da Bahia, Rui Costa (PT), entregou a reforma e ampliação do setor de quimioterapia do Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na ladeira do HGE, em Salvador. De acordo com ele, "novos consultórios e também uma ala totalmente para quimioterapia” foram entregues.
“Com intenção de oferecer um tratamento mais humanizado, neste momento delicado da saúde da mulher. Além da competência dos médicos, técnicos, enfermeiros, o ambiente deve propiciar conforto ao paciente”, afirmou o governador.
A unidade passa a contar com uma câmara fria para armazenamento dos medicamentos, adequação do setor de quimioterapia, além da instalação de um abrigo de resíduos.
O Cican realiza uma média de 800 consultas diariamente e são realizadas aproximadamente 50 sessões de quimioterapia por dia. “Aqui aumenta significativamente a oferta de assistência de quimioterapia para pacientes portadores de outros tumores que não os ginecológicos da mulher. Aqui 70% do atendimento era câncer do aparelho reprodutor feminino. Liberamos 70% da capacidade do Cican para outros canceres do homem e da mulher”, destacou o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas.
Bn // AO