A Internacional Travessias Salvador informa que de 4 a 7 de setembro o sistema Ferry-Boat transportou 16.786 veículos e 106.012 passageiros. O volume representa um aumento de 88% para veículos e 57% para passageiros, em comparação ao fluxo registrado no igual período de 2014, quando o sistema transportou 8.910 veículos e 67.415 passageiros.
Nestes quatro dias, foram realizadas 148 viagens oficiais e 103 viagens extras, ou seja, 251 no total (ano passado, em cinco dias referentes ao mesmo feriado, foram feitas 223 viagens no total). O número de viagens praticado é 70% maior, considerando o número obrigatório de viagens a serem realizadas, de acordo com o contrato de concessão com o órgão regulador (38 viagens/dia em dias úteis e 36 viagens/dia em domingos e feriados). Em razão da dinâmica de atendimento do próprio sistema, o tempo de espera oscila bastante. Embora a demanda tenha sido grande, o tempo médio de espera registrado para pedestre foi em torno de 40 minutos e de 1h para veículos (com variação um pouco maior em momentos de pico).
Ampliação da capacidade de atendimento – Para este período de feriadão, a operação contou com sete embarcações para o tráfego e uma oitava em stand by para auxiliar nos momentos de necessidade de manutenção ou parada obrigatória. Este ano, a operação para o Feriado da Independência do Brasil contou com o reforço dos ferries Dorival Caymmi e Zumbi, que juntos levam mais de 300 veículos (em média). Com este total de embarcações, o sistema obteve um incremento em sua capacidade de atendimento, possibilitando atender até 60% mais passageiros e 145% mais veículos.
Comparando, em 2014, quando o sistema teve apenas quatro embarcações disponíveis, sua capacidade de atendimento por hora foi de 2.800 passageiros e 275 veículos. Já este ano, com sete ferries em tráfego, e uma em stand by, a capacidade de atendimento por hora aumentou para 4.480 passageiros e 674 veículos (em média).
Operação 24h e Hora Marcada – Em duas madrugadas (ida, de 4 para 5, e volta, de 7 para 8), a operação ocorreu 24 horas. Devido a grande demanda para o serviço Hora Marcada, horários extras foram inseridos das 1h às 5h nestes dois dias. Além de terem sido vendidas quase 100% das vagas desta modalidade de serviço nestes horários, o volume de veículos com demanda espontânea também foi expressivo. Conforme nota da ascom – Internacional Marítima.
Funcionamento hoje (8/9) – Mesmo tendo funcionado em regime bate-volta toda a madrugada (de segunda para terça), o sistema vem registrado grande fluxo no terminal Bom Despacho. O fluxo segue grande para veículos neste início de tarde, e vem diminuindo para pedestres. O sistema permanecerá com as 7 embarcações em regime bate-volta até que toda a demanda seja atendida. As saídas vêm ocorrendo a cada 30 minutos. No terminal São Joaquim o fluxo é tranquilo.