A comemoração da vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) neste domingo (28) teve fogos de artifício na Avenida Paulista, camisetas nas cores verde e amarelo com imagem de Bolsonaro, criança vestida com roupa de policial militar, manifestantes com o uniforme da seleção brasileira de futebol e bonecos do Pixuleco, representação do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva com roupa de presidiário.
Também houve uma confusão envolvendo opositores ao presidente eleito, que a Polícia Militar dispersou usando bombas de efeito moral.
Os apoiadores de Bolsonaro começaram se reunir nas proximidades do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e do prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) ainda no fim da tarde. Eles comemoravam a vitória do presidente eleito antes mesmo da divulgação da pesquisa de boca urna, às 19h.
Depois dessa hora, os dois sentidos da Avenida Paulista foram bloqueados pelos manifestantes, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou também algumas das ruas transversais da via.
Confusão
Assim que foi anunciada a vitória de Jair Bolsonaro no carro de som em frente ao Masp, um grupo de jovens contrários ao presidente eleito que acompanhava a apuração no local se desentendeu com os manifestantes apoiadores. O vão livre do Masp costuma concentrar grupos de jovens aos domingos, vários deles da comunidade LGBT.
PMs jogam bombas de efeito moral para dispersar manifestantes contrários a Bolsonaro
Houve bate-boca, empurrões e correria entre os que estavam no fundo do vão do Masp e os apoiadores de Bolsonaro. Policiais militares que tinham acabado de chegar e estavam perfilados sob o vão do livre foram ao encontro do grupo que fazia oposição aos eleitores de Bolsonaro. Os policiais acabaram recebidos com garrafas e latas de cerveja jogadas, lixo e outros objetos arremessados.
Manifestantes deixam vão do Masp após PM jogar bomba de efeito moral
A tropa da polícia revidou com bombas de efeito moral, que fizeram os opositores a Bolsonaro correrem pela Paulista no sentido Consolação e os deixou separados dos demais manifestantes. Eles acabaram se dispersando, enquanto os outros manifestantes permaneceram na via comemorando.
Confusão entre policiais e populares durante protesto de militantes em apoio e comemoração a eleição de Jair Bolsonaro, como presidente do Brasil, em São Paulo (SP), neste domingo (28) — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo Confusão entre policiais e populares durante protesto de militantes em apoio e comemoração a eleição de Jair Bolsonaro, como presidente do Brasil, em São Paulo (SP), neste domingo (28) — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Confusão entre policiais e populares durante protesto de militantes em apoio e comemoração a eleição de Jair Bolsonaro, como presidente do Brasil, em São Paulo (SP), neste domingo (28) — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, três pessoas foram detidas durante a confusão e encaminhadas para o 78º Distrito Policial "para averiguação".
Pouco antes das 22h, parte dos apoiadores de Bolsonaro continuavam na Avenida Paulista comemorando a vitória.
G1 // AO