Política

Paciência, eleitor: votação deve demorar dobro do tempo gasto em 2014

Em 2014, previsão era de 1min14s por pessoa; biometria e dois senadores aumentam tempo

NULL
NULL

 

Teve gente que levou cadeira, comprou comida e até perdeu o bom humor. Teve quem esperasse até algumas horas numa fila. No fim, 6,8 milhões de eleitores baianos (dos 10,3 milhões) saíram com o objetivo alcançado: fizeram o recadastramento biométrico. Só que, neste domingo (7), é possível que ela – a fila da biometria – volte a aparecer para eleitores de Salvador e outros 99 municípios baianos.

Com seis candidatos com números para serem digitados nas urnas, já dava para esperar uma votação um pouco mais demorada do que em 2014, quando havia um senador a menos. Agora, com a novidade da identificação através da biometria, o tempo médio esperado para que cada eleitor conclua o seu processo aumentou: passou de um minuto e 14 segundos, previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, para dois minutos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

O próprio Rotondano faz uma estimativa: se, numa seção eleitoral com 400 eleitores aptos, todos aparecerem para votar e levarem dois minutos, dá mais tempo do que o previsto para os portões estarem abertos (das 8h às 17h).

Os últimos eleitores podem entrar nos locais de votação até 17h. No entanto, a votação em cada seção só termina depois que a fila acabar. Por isso, o presidente estima que é possível que a votação chegue até 21h em alguns locais de votação. 

Na Bahia, estima Rotondano, haverá uma extrapolação de quatro horas do término do horário de votação. Uma alternativa para fugir das filas é votar no chamado 'vácuo do horário de almoço', entre as 12h e as 14h. 

 

Correio// Figueiredo