Uma perícia realizada no prédio em construção que abrigaria um shopping popular, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, aponta a necessidade de demolição do imóvel, após a estrutura ter dois desabamentos em menos de dois anos. A informação foi divulgada pela Justiça na tarde desta quinta-feira (27).
De acordo com o juiz Ulisses Mainard Salgado, da Vara da Fazenda Publica de Itabuna, que é responsável pelo caso, o laudo aponta vários problemas no prédio, incluindo falhas na estrutura da laje e no posicionamento das vigas, que podem causar novos desabamentos.
Conforme o juiz, as partes envolvidas no caso — Prefeitura de Itabuna, construtora, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e camelôs que trabalhariam no local — serão intimadas para se posicionar. O grupo terá 15 dias para dar resposta. Em seguida, o juiz decidirá o destino do prédio.
O imóvel está interditado desde julho deste ano, quando desabou pela segunda vez. O primeiro desabamento ocorreu em 2016. Ninguém ficou ferido em nenhum dos casos.
Após o segundo desabamento, a Justiça determinou a demolição de parte do prédio, por conta do risco de novos desabamentos. Em agosto, o serviço foi realizado. Desde então, o caso está na Justiça.
G1 // AO