Bahia

Hemoba realiza ação externa para coleta de sangue em dois municípios da Bahia

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal).

NULL
NULL

O Hemoba está realizando durante esta semana ações externas para coleta de sangue. Ação está sendo feita através das unidades móveis. Os Hemóveis estão nas ruas da capital baiana de 24 a 28 de setembro, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Salvador Shopping e na Embasa (Bolandeira). Além da capital baiana, ação está sendo feita em Feira de Santana. O atendimento se concentra desde segunda-feira (24) até sexta-feira (28), também das 8h às 17h, no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde.
Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

De acordo com Iraides Santana, diretora do Hemoba, a média padrão para doação é de 410 mL a 450 mL de sangue por pessoa, sem prejudicar o doador. Em uma doação são separados os hemocomponentes, sendo eles as hemácias, plasmas, plaquetas, após dividas, uma doação pode salvar até quatro vidas.  

Iraildes Santana, diretora do Hemoba.

O banco de sangue do Hemoba está atualmente com o estoque estável para os grupos sanguíneos, Rh positivo O, A e B positivos estão estáveis, porém o Rh negativo O, A E B estão difíceis de encontrar.  A unidade necessita sempre de doações.  A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30; aos sábados pela manhã das 07h30 às 12h30. 

O repórter Emídio Pinto, do programa Ligação Direta (92,3), conversou com um doador voluntário na sede do Hemoba. Segundo Paulo Roberto, doar sangue faz bem, além de ajudar ao próximo.

Assista ao Vídeo:

 

Da redação // ACJR