Um detento foi linchado dentro do presídio de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na tarde de quarta-feira (22). Ele foi identificado como Erasmo Cardoso Santos e respondia por roubo.
A polícia não soube informar como começaram as agressões a Erasmo, nem a motivação. Ele foi espancado e pisoteado. Erasmo chegou a ser socorrido, mas não resitiu aos ferimentos. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária, que ficou de falar sobre o caso ainda nesta quinta-feira (23).
No momento da confusão em que a vítima foi linchada, a Polícia Militar chegou a ser acionada para evitar um princípio de rebelião no presídio. No entanto, quando os militares chegaram, Erasmo já estava bastante ferido.
De acordo com a polícia, outros três detentos envolvidos foram identificados a partir de imagens das câmeras de segurança da unidade. João Vitor Vieira Lima, Felipe Barbosa da Silva e Luciano Silva Moura foram conduzidos pelos militares à delegacia e podem ser indiciados por homicídio.
O corpo de Erasmo foi levado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda não há informações sobre sepultamento.
G1 // AO