Polícia

Trio visitou várias joalherias antes de escolher a da Barra para roubar

Os irmãos colombianos Paco Gustavo Ortiz Aguirre e Jefferson Ortiz Gonzales e a peruana Cláudia Patrícia Barona Pajara foram presos na capital paulista

NULL
NULL

 

Os ladrões foram presos nos bairros da Liberdade, Sé e Jardim das Acácias, na capital paulista, onde moravam

 

Os irmãos colombianos Paco Gustavo Ortiz Aguirre e Jefferson Ortiz Gonzales e a peruana Cláudia Patrícia Barona Pajar visitaram diversas joalherias de Salvador antes de assaltar a loja Joyah, no Shopping Barra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 17, durante a apresentação dos homens na sede da Polícia Civil, na Piedade. 

Os estrangeiros foram presos nos bairros da Liberdade, Sé e Jardim das Acácias, na capital paulista, onde moravam. Dois dos detidos desembarcaram na capital nesta manhã e foram escoltados por policiais civis até a sede do órgão, onde foram apresentados pelo delegado Élvio Brandão, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). Eles se recusaram a falar com a impressa.

Brandão, por sua vez, informou que a investigação detectou que algumas joias foram vendidas para receptores de fora do país e que outras para interlocutores de São Paulo. A polícia, no entanto, conseguiu recuperar algumas correntes de ouro e brincos.

Ainda segundo o delegado, os assaltantes – que na época em que ficaram em Salvador estiveram hospedados em um hotel no bairro de Itapuã – serão julgados por furto qualificado, evasão de divisas e associação criminosa. Eles ficarão presos na Bahia. Cláudia já está no sistema prisional de São Paulo. Brandão também destacou que não há comprovação de participação de funcionários do shopping na ação.

Ainda segundo os investigadores, o grupo – descoberto após a polícia achar comprovantes de cartões no hotel onde estavam – já respondia por furto qualificado e associação criminosa em São Paulo. Um deles, Paco, também possui passagem por sequestro, furto e roubo na Colômbia.

 

A Tarde //// Figueiredo