Brasil

Operação do MP e corregedoria da PM cumpre mandados contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Dos 40 mandados de prisão, 32 são contra policiais militares.

NULL
NULL

Viaturas do Choque chegam à 2ª Seccional de Campinas, nesta terça-feira (14) (Foto: Lícia Mangiavacchi/EPTV)

O Ministério Público de Campinas (SP) e a corregedoria da Polícia Militar cumprem, na manhã desta terça-feira (14), mandados de prisão, busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), policiais militares deixavam de efetuar prisões e combater a criminalidade em troca de vantagens.

A operação, denominada de Tio Genésio, cumpre 40 mandados de prisão, sendo que 32 são contra policiais militares. Ainda segundo o Gaeco, os policiais militares, além de não combater o esquema de tráfico de drogas, vazavam informações sobre operações e outras investigações para os criminosos.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a suspeita é de que a quadrilha movimentava R$ 150 mil por mês com o esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Os outros oito mandados de prisão são contra civis suspeitos de integrarem o esquema de tráfico de drogas. Ao grupo, é atribuída a prática de tráfico, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, "principalmente nas proximidades de um local denominado 'Toca da Raposa', na Vila Boa Vista, em Campinas".

Além dos 40 mandados de prisão, 51 ordens de busca e apreensão são cumpridas em Campinas, Sumaré (SP), Mogi Mirim (SP), Hortolândia (SP), Sorocaba (SP), Bauru (SP) e São Carlos (SP). O Ministério Público não informou o que foi apreendido.

Além do Gaeco e da corregedoria da PM, participam da operação o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o canil do 3º Batalhão de Polícia de Choque. Os mandados foram expedidos pela Justiça Militar e 3ª Vara Criminal da Comarca de Campinas.

G1 // AO