O governador Rui Costa vai anunciar na segunda (18) ou na terça-feira (19) a composição de sua chapa pela qual ele e seu vice, João Leão, vão disputar a reeleição. “Chegou o momento de finalizar isso. Vou conversar com Leão assim que ele chegar e na semana que vem a gente anuncia a chapa, na segunda ou na terça-feira”. Segundo ele. a demora só Leão chegar da viagem oficial que faz à China.
Embora o presidente da Assembleia Legislativa (Alba), deputado Ângelo Coronel (PSD), seja considerado favorito sobre a última vaga para concorrer ao Senado (a outra já é de Jaques Wagner), Rui afirmou nesta terça-feira (12), questionado pelo bahia.ba, que, como é “um homem sensível”, pode “flexibilizar” a escolha, que tem na briga ainda Lídice da Mata (PSB).
Pelo que Rui falou nesta manhã, a senadora ainda pode ter esperança. “Os pensamentos estão organizados, mas sou um homem sensível, sempre aberto a eventualmente flexibilizar meus pensamentos de acordo com argumentos que eu ouça”.
Rui Costa comentou também sobre resolução da executiva nacional do PT por meio da qual o partido orienta que os palanques estaduais sejam compostos preferencialmente com PSB e PCdoB, ‘legendas mais alinhadas à esquerda’, segundo o partido.
Apesar de dar esperança a Lídice, beneficiária direta da resolução petista, o governador afirmou que “a composição da chapa vai levar muito mais em conta o cenário estadual do que o nacional”.
“Eu entendo as pressões como legítimas. Até a torcida na arquibancada faz pressão para seu time ganhar, e muitas vezes essa pressão cria um clima favorável para o time. A mim cabe ouvir todo mundo e com muita serenidade tomar a decisão. A composição da chapa vai levar muito mais em conta o cenário estadual do que o nacional. Até porque o cenário nacional está muito indefinido ainda, e não há previsão de nos próximos 30 dias ter uma definição. Acho que só depois da Copa, e nós não vamos esperar até lá”, disse Rui.
Bahia.ba // AO