A bancada do programa Ligação Direta (92,3) da rádio Nova Salvador FM, na manhã desta sexta-feira (8) contou com a participação da Dra. Nívia Guirra, para tratar do avanço do sistema tecnológico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O INSS inovou com a opção de o contribuinte poder cadastrar-se no sistema da instituição, e quando o período de contribuição for compatível com o período de serviço prestado, ou tempo de trabalho, o assegurado terá o serviço concedido inteiramente sem a necessidade de agendamento. De acordo com informações do jornal O Globo “Brasil ainda tem 21 milhões de lares sem internet”, a alteração do sistema pode beneficiar ou dificultar os serviços prestados para os cidadãos.
“Como quase tudo na vida, depende. Alguns segurados sim, outros não. Porque não temos uma inclusão digital completa no país. Principalmente se tratando das pessoas mais idosas. Então se você imaginar, que uma pessoa tem direito a aposentadoria por idade é a partir de 65 anos homem, e 60 anos mulher, nem todas as pessoas desta faixa etária tem acesso e uma aptidão na informática, que possam sozinho adentrar no site do INSS”, afirma Dra. Nívia.
Atualmente só pode requerer aposentadoria por idade, salário maternidade e outros requerimentos em gerais somente no site Meu INSS. Não se tem disponível outra maneira de requerer presencialmente, segundo informações da Dra. Caso os computadores não reconheçam o direito imediatamente , o segurado será orientado a agendar o atendimento em um posto. Lembrando que para receber o benefício é preciso contribuir por 30 anos, se for mulher, ou 35 anos, se homem. Não há idade mínima para solicitá-lo.
Da redação // ACJR