Política

Em dois anos de governo, Temer teve encontros oficiais com mais da metade do Congresso

G1 analisou mais de 3.500 registros na agenda da Presidência da República para montar a 'rede' do presidente; saiba quem mais esteve no Planalto nos últimos dois anos.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Em dois anos de governo, Temer teve encontros oficiais com mais da metade do Congresso

O presidente Michel Temer teve encontros oficiais com 55% do Congresso desde que assumiu a Presidência da República, em maio de 2016, quando Dilma foi afastada do cargo. Ele recebeu 269 deputados e 57 senadores em exercício. Os dados são resultado de um levantamento feito pelo G1 com base na análise dos mais de 3.500 registros da agenda no site do Palácio do Planalto. O governo de Michel Temer completa dois anos neste sábado (12). Temer teve compromissos com 52% dos 513 deputados e com 70% dos 81 senadores. Nesses dois anos, os nomes mais frequentes na agenda do Palácio do Planalto foram: Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil; Moreira Franco, ministro de Minas e Energia; e Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda.

A análise realizada pelo G1 identificou ainda que o presidente não esteve, desde que assumiu a Presidência, em apenas seis estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os governadores de quatro deles (Acre, Amapá, Amazonas e Piauí) são do PT e do PDT, que não participam de sua base. Já os governadores de Rio Grande do Norte e Sergipe são do PSD. Apesar de não ter viajado aos seis estados, Temer teve compromissos oficiais com parte deles em Brasília. Os governadores mais assíduos do Palácio do Planalto foram os do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), e do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República diz que o presidente se reúne rotineiramente com os representantes de todas as unidades da federação. 

Pessoas que Temer mais recebeu no Planalto (Foto: Betta Jaworski/G1)